Como é do conhecimento público, o governo Cid Gomes sempre se posicionou contra o pagamento do piso salarial dos professores. Primeiro, entrou com ação na justiça para não cumprir uma Lei Federal que garante direitos aos trabalhadores da educação. Derrotado na justiça, tentou criar artifícios para burlar a lei propondo um arranjo que acabava com as conquistas dos professores graduados e pós-graduados. A proposta, considerada uma afronta pela categoria, foi defendida pelo governo e seus aliados (PT e PC do B) como sendo um avanço.
A insistência em burlar a Lei do Piso irritou tanto a dignidade dos professores que acabou os empurrando para greve. Durante o período de greve o governo não quis negociar, se mostrando sempre o dono da verdade e do poder, apelou para que os professores exercessem o magistério por amor e não por dinheiro e enviou o seu projeto tosco para ser aprovado pela Assembléia Legislativa (casa de submissão ao Senhor El Cid) onde os protestos dos professores, contra o referido projeto, geraram um ato de violência visto apenas no período de ditadura militar. A polícia bateu nos professores fazendo o sangue jorrar e as imagens chocantes que ganharam o mundo, através das mídias eletrônicas, sensibilizaram a quem a elas tiveram acesso.
Pois, agora, o governo Cid Gomes, gasta dinheiro público com propaganda para anunciar que está dando aos professores do Ceará o maior aumento salarial do ano de 2011 no Brasil. Isso só pode ser um cinismo, pois primeiro o governo foi contra a Lei do piso salarial; segundo, enviou mensagem que , votado pelo seu partido e seus aliados, burlou a lei do piso, o que motivou a truculência no uso do espancamento dos professores; terceiro, agora comente o disparate de negar que os parcos aumentos, de negociações feitas após o ato de violência que desgastaram a imagem do governo, seja uma dádiva sua e não uma conquista que os trabalhadores impuseram ao governo através de mobilizações, passeatas, greve e enfretamento do aparato policial.
Isso não é um cinismo? Bem, quando alguém é mordido três vezes pelo mesmo cachorro, o risco de contrair a síndrome da raiva é muito grande. A indignação que mobiliza o povo nas ruas, ainda é um bom remédio contra o cinismo de qualquer governo.
Uribam Xavier
Nenhum comentário:
Postar um comentário